Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Arvore De Letras

Coisas lidas,ouvidas,cantadas, declamadas,faladas,escritas

Arvore De Letras

Coisas lidas,ouvidas,cantadas, declamadas,faladas,escritas

28
Jan09

As doenças psicossomáticas VIII

AnnaTree

Coisas Lidas

(...) O peso pode variar na sequência dum acontecimento doloroso: Luto, divórcio difícil, desemprego, etc. Estes choques afectivos acabam por ecoar nos centros que comandam o apetite e criam falsas necessidades no cérebro. Não só se come mais como também o metabolismo das gorduras está alterado. Conseqüências: massas de gordura e placas de celulite.
(...) é preciso ter presente que, no cérebro, os centros da vida emocional são vizinhos dos da fome...As perturbações num reflectem-se necessariamente, sobre o outro. As tensões, o esgotamento, as insatisfações afectivas, sexuais, etc., podem assim, pela sua repetição, perturbar esse maravilhoso pequeno computador de 4gr. Que é o hipotálamo. As ordens deste serão, portanto, anárquicas, e o centro do apetite degradar-se-á.
(...) Os psicólogos são unânimes em dizer que todo o nosso comportamento alimentar é determinado durante os primeiros anos de vida e em fornecer a seguinte explicação: se a mãe responde ao sinal de fome do bebé, dando-lhe de comer, inscrever-se-á nele a noção exacta da fome; mas se ela responder a outras mensagens (necessidade de carinho, dor de barriga) com comida, a criança já não saberá estabelecer a diferença entre a fome e as suas outras necessidades. Se a mãe não receber correctamente as mensagens do filho, este misturará tudo, não fará a distinção entre pulsões físicas e emocionais, o que pode provocar uma confusão grave na sua cabeça.

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.