a coragem de mudar de willy pasini e donata francescato XIII
Coisas lidas
APAIXONADOS POR SI PROPRIOS
NARCISISTAS AGRESSIVOS
(...)
Pode-se afirmar que a evolução da vitória é o exemplo típico de uma psicoterapia conseguida, isto é, não se limita á eliminação dos sintomas, mas dá ao indivíduo uma maior liberdade interior.
NARCISISTAS E PERDEDORES
(...)
O narcisismo traduz-se em comportamentos agressivos (ainda que apenas de fachada) neste caso é débil e parece ter-se fixado naqueles poucos centímetros quadrados do corpo masculino que o distinguem do feminino. Homens assim têm uma identidade viril frágil, duvidam das suas capacidades e manifestam aquilo a que Freud chamou – com uma intuição genial «uma má solução do complexo de Édipo». Ainda que muitas vezes a questão crucial seja representada não tanto pela relação edipiana com a mãe, mas pela competição não resolvida com a figura paterna. O pai exerce apenas uma função «castradora» e sancionadora, sem tornar-se nunca um guia no caminho para a futura identidade viril do filho
Quando o problema inicial parece ser de tipo sexual mas se revela depois uma dificuldade que envolve toda a pessoa? O primeiro passo consiste em explicar a Antonello que é inútil controlar alguns centímetros quadrados do corpo, se todo o resto vive, de modo explosivo e anárquico, toda e qualquer tensão emotiva. Com efeito ele não sabe o que são horários e vive o tempo social (crono) como um obstáculo que se opõe ao seu tempo afectivo e criativo (kairos) enquanto se espera dar inicio á psicoterapia, prescrevemos portanto, uma abordagem física, dado que ai se concentram todas as dificuldades. As técnicas de exercício físico e de relaxamento deverão permitir-lhe conter a ansiedade explosiva que o habita, e que tem prejudicado também a sua vida sexual.