Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Arvore De Letras

Coisas lidas,ouvidas,cantadas, declamadas,faladas,escritas

Arvore De Letras

Coisas lidas,ouvidas,cantadas, declamadas,faladas,escritas

24
Set10

conto virgem IV

AnnaTree

Coisas lidas

 

(...)

Quando levantou o olhar, vinha cheio de força para enfrentar aquela assembleia de homens que ele conhecia tão bem, como as palmas e as costas das mãos. Não era fácil ser-se duro com homens de vidas difíceis.

- Dada a cor das flores, concluo que tenha sido um homem o autor desta graça. Faça o favor de dar o primeiro passo em frente quem caiu na desgraça de fazer esta afronta á Virgem Maria.

 Cruzou os braços para que descansassem. Dali a nada um deles teria que suportar a tensão do dedo indicador a apontar se como uma faca ao peito de um daqueles homens.

Mais um burburinho abanou os homens, desta vez, corria com mais força quase um vendaval, levando palavras e olhares cúmplices atrás de si. Tu vais? Então também vou. Ó João, vens ou não? Entreolharam-se assustados. Hesitavam. Quem ia avançar? Uma palavra correu as bocas todas. Todos todos todos. Todos os homens deram um passo em frente. Sim, também lá estava o Presidente, em pé e pela primeira vez de cabeça erguida. Com certeza também não faltavam os velhotes que dormitavam no átrio da igreja.

(…)

Sabe quem não avançou? As duas velhas e o menino. Ele bem queria ir em frente como aqueles grandes homens, mas a velha avó até os olhos da criança fez recuar, ponde-lhes a mão enrugada por cima.

(…)

Interessa agora saber a reacção do Padre (…) quando viu o grupo de homens dar um passo em frente, ainda recuou na esperança de alargar o seu campo de visão. Todos? Sim senhor, todos mais ou menos o Presidente? Mais. As mãos quiseram esconder os olhos mas os olhos queriam ver. O Xavier também? Também. As pernas cambalearam. Aquele era o Titónio?