Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Arvore De Letras

Coisas lidas,ouvidas,cantadas, declamadas,faladas,escritas

Arvore De Letras

Coisas lidas,ouvidas,cantadas, declamadas,faladas,escritas

20
Ago07

Parte XX Conta corrente de Virgílio Ferreira

AnnaTree
Coisas lidas

O mundo gosta de ser aldrabado
(...)
A agilidade mental é a reação pronta do pensar da resposta, ora acontece que muitas vezes, quem é profundamente inteligente, é pouco rápido a reagir. Não me considero muito estúpido e sou vagoroso a reagir. Sabe-o Deus e sei-o eu quantas vezes engoli muitos vexames por não ter respostas prontas. A “response de l’escalier” do dito francês, é isso: é na escada, quando já fora de lance, que a resposta apropriada nos surge. A inteligência e a prontidão não coabitam normalmente no mesmo indivíduo, como coexistem a lentidão e a ingenuidade. São Tomás, como sabemos, não era estúpido. Um dia um frade disse-lhe: «vem ver um boi a voar». E ele foi. E o que viu foi o camarada a rir da sua angelidade. O bom do São Tomás lá se safou, mas foi com uma admoestação moral: admirava-se menos de ver um boi voar do que um frade mentir. Ora bem, o que é vulgar não é a inteligência a ser rápida, mas a esperteza. A esperteza é uma inteligência a meia dose, sendo a outra meia preenchida pela astúcia, a habilidade de, a artimanha. E aí, decerto, a rapidez colabora. Aliás, isto da inteligência e racionalidade e memória e outras faculdades do espírito são extremamente variáveis e especializadas, consoante a situação em que funcionam (...) diferentes tipos de memória como de inteligência há tipos de razão funcional de grande capacidade, mas de inteligência e subtileza pouco evidente.
(...)
Duas palavras sobre o «esperto». Ele é um falso inteligente com finalidades practicas e imediatas. Ele é um habilidoso, um estratega, um calculista, um aldrabão. E a sua fertilidade é apenas a do triunfo circunstancial para ir vivendo em brilho de lantejoula.
Há espertos no próprio domínio da inteligência e do saber, porque até no inferno ou no paraíso os hábeis e os intrujões. Mas o seu domínio privilegiado é o das relações sociais-desde a alta sociedade a do vigarista do vigésimo.

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.