Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Arvore De Letras

Coisas lidas,ouvidas,cantadas, declamadas,faladas,escritas

Arvore De Letras

Coisas lidas,ouvidas,cantadas, declamadas,faladas,escritas

25
Nov11

A Malinche de Laura Esquivel

AnnaTree

 

 

 

 

Coisas Lidas

 

 

 

(...)

 

A mesma coisa parecia passar-se com Cortês, que não conseguia faze-la entender certos conceitos da sua religião. No diaem que Malinaliperguntou qual era o nome da mulher do seu Deus, Cortês respondeu:

 

- Deus não tem mulher.

 

- Não pode ser

 

- Porque não?

 

- Porque sem ventre, sem escuridão, não pode surgir luz, a vida. É nas profundezas que a mãe terra produz as pedras preciosas e é na escuridão do ventre que tomam forma os homens e os deuses. Sem ventre não há Deus.

 

(...)

 

- O que podes tu saber de Deus! Se os teus Deuses exigem todo o sangue do mundo para existir, a nós, pelo contrário, Deus entrega-nos o seu sangue em cada comunhão. Nós bebemos o seu sangue.

 

Malinali não conseguiu entender as palavras que Cortês acabara de pronunciar. O que ela queria ouvir e que o seu cérebro queria interpretar era que o Deus dos espanhóis era um Deus líquido, pois era no sangue, no segredo da carne, no segredo do amor, que estava contida a eternidade do universo e ela queria acreditar numa divindade assim.

 

- Nesse caso o teu Deus é líquido? – Perguntou Malinali, entusiasmada.

 

- Liquido?

 

- Sim, não dizes que está no sangue que vos dá?

 

- Claro que sim, mulher! Mas agora responde-me tu: os teus deuses entregam-te o seu sangue?

 

- Não.

 

- Ah! Nesse caso, trata de não acreditar neles

 

(...)

 

- Eu não creio que seja necessário entregar o sangue. Creio no teu Deus líquido, agrada-me que seja um deus sempre derramado e que se manifeste ate nas minhas lágrimas. Agrada-me que seja severo, rígido, justo. Que a sua ira possa extinguir ou criar o universo num dia. Mas não o pode fazer sem água e sem ventre. Para que a flor e o canto existam, é precisa água, nela surgem as palavras e a matéria toma forma. Há vida que nasce sem, ventre mas não permanece muito tempo sobre a terra. O que é gerado na escuridão, pelo contrário, na profundidade das grutas, como as pedras preciosos e o ouro, dura mais.

 

 

2 comentários

Comentar post