Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Arvore De Letras

Coisas lidas,ouvidas,cantadas, declamadas,faladas,escritas

Arvore De Letras

Coisas lidas,ouvidas,cantadas, declamadas,faladas,escritas

22
Ago12

A Arte de amar Ovideo

AnnaTree

COISAS LIDAS

 

SUSCITAR O CIUME

Tu que, ainda agora , seguias o meu conselho e escondias  as tuas traicoes, arrepia caminho, segue o meu conselho e revela amores furtivos, e não devo ser acusado de ligeireza ; não é sempre á força do mesmo vento que o batel recurvo transporta os passageiros.

(…)

Há aquelas para quem é um desprazer  servirem –nas com timida  mansidão;e, se não sentem qualquer rival, o amor desvanece.

(….)

Tal como a fogueira enfraquecida , quando a força, a pouco e pouco, se esvaiu, se vai extinguindo, e o branco da cinza alastra por cima do fogo, mas, mesmo apagadas, ateia as chamas, com a força de um sopro

, e retorna o lume que antes ardia, assim, quando os coracoes indolentes caem no torpor do desmazelo e da segurança, o amor tem que ser espicaçado com afiados aguilhões

Faz com que sinta receio por tua causa e aquece-lhe o coração morno; que empalideça ao sentir sinais da tua traição.

Se me perguntas quanto tempo deve ela queixar-se , magoada. Pois seja curto. Não vá a raiva reunir forças forças a custa da demora excessiva; que os teus braços lhe envolvam , de pronto, a alvura do colo, e acolhe o seu pranto no teu regaço; dá-lhe beijos enquanto chora, dá-lhe a experimentar os prazeres de Vénus enquanto chora, a paz acabará por vir; só desta forma a furia se desvanece.