Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Arvore De Letras

Coisas lidas,ouvidas,cantadas, declamadas,faladas,escritas

Arvore De Letras

Coisas lidas,ouvidas,cantadas, declamadas,faladas,escritas

04
Out12

A Arte de amar Ovideo

AnnaTree

COISAS LIDAS

APROVEITAR A JUVENTUDE

Tende desde já na lembrança que a velhice há-de chegar; e não deixeis, por isso, esvair-se tempo algum na ociosidade; enquanto vos for consentido e conservardes , ainda, a idade da primavera, gozai; vão-se os anos, do mesmo modo que a água corrente; nem a onda que passou voltará de novo a ser chamada, nem a hora que passou logra tornar atrás.

Há que aproveitar a idade. Com passo rapido se escapa a idade, e não é tão boa a que vem depois, quão boa a que veio antes.

Estes gravetos que se vão tornando esbranquiçados, eu os vi da cor das violetas; desta braçada de espinhos foi-me ofertada uma aprazivel coroa de flores. Tempo há-de vir em que tu, que agora enjeitas os amantes, hás-de dormir, enregelada e vela, na solidão da noite , e não há-de a tua janela ser quebrada por briga noturna, nem vais encontrar pela manhã, rosas espalhadas á tua porta. Bem depressa, pobre de mim! O corpo amolece de rugas, e desaparece, no rosto que era luzidio, a cor, e os cabelos brancos que juras que tinhas já em rapariga, de subito se espalham por toda a cabeça. As serpentes despem, com a pele fina,a velhice, e a queda dos chifres não torna velhos os veados; a nós, os nossos bens vão-se, sem qualquer remedio. Colhei a flor! Se não for colhida, por si mesma cairá, sem beleza. Acresce, ainda , que o parto faz mais velho o tempo da juventude; com colheitas constantes envelhecem os campos.

(…)

Segui, ó gente mortal, o exemplo das deusas e não negueis o prazer, que vos é natural, aos homens que vos desejam. Mesmo que logo depois vos enganem, que perdeis? Tudo fica no seu lugar; ainda que mil vos possuam, nem por isso alguma coisa se perde. Gasta-se o ferro e desbasta-se a pedra, á força do uso, mas aquela coisa aguenta-se e não teme qualquer dano. Quem vai proibir que, na lampada acesa, se acenda a lampada? Quem vai querer perservar , no mar profundo, a vastidão das águas? E todavia, haverá alguma mulher que diga ao homem: «não tem interesse!?» que perdes tu, diz-me, se não a água que vais buscar?